quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Grécia Antiga - Acrópole - Vídeo

De todas as Acrópoles gregas, nenhuma é tão impressionante como a de Atenas. Nesse lugar, houve o confronto entre Atena e Poseidon. O Deus, para mostrar seu poder, se tornou uma fonte jorrando água, quando a deusa deu à luz uma oliveira. Os atenienses elegeram como sua deusa Atena e seu templo consagra o seu lugar mais importante.
Os templos da Acrópole foram destruídos pelos persas durante as guerras Médicas. Péricles foi responsável pelo lançamento de um programa de construções novas, concluído num curto prazo final, que é modelo pelo aspecto monumental do conjunto.
Na entrada para o recinto amuralhado ergue-se o monumental portão Propylaea , construída por Menesicles. À frente deles está o templo de Atena Nike, foi trabalho de Calicrates. Dentro da Acrópole e na frente do Propylaea estava estátua gigante de bronze de Palas Atena, de Fídias. À sua direita é o Chalkotheke Propilón. E ocupando o planalto está o Parthenon, projetado por Ictinos e Calicrates. No norte, encontramos o Erechtheion, também por Menesicles, e ao lado do altar de Atena.

Nenhum comentário: