terça-feira, 16 de setembro de 2008

Prisão de Pinhochet em Londres

31 de janeiro, 2001 - Publicado às 20h15 GMT

Pinochet em prisão domiciliar
Manifestantes protestam contra prisão de Pinochet
Manifestantes protestam contra prisão de Pinochet

O general Augusto Pinochet recebeu oficialmente nesta quarta-feira a ordem de prisão domiciliar requerida pelo juiz Juan Guzmán, que investiga as acusações contra o ex-ditador.

Segundo informações, o general Pinochet teria recebido a ordem de prisão em sua residência de Los Boldos, nas proximidades de Santiago.

Na segunda-feira o juiz Juan Guzmán decidiu que o general Pinochet, de 85 anos, deveria ser mantido em prisão domiciliar para aguardar o julgamento. O general é acusado de responsabilidade na morte de 57 pessoas e seqüestro de outras 18.

Os advogados de Pinochet disseram que vão recorrer contra a ordem de prisão.

Instabilidade

Um grupo de simpatizantes de Pinochet se reuniu em frente à residência do general para protestar contra a decisão de julgá-lo.

O comandante da Marinha chilena, almirante Jorge Aranciba, alertou para um possível clima de instabilidade no país, caso a prisão de Pinochet seja levada adiante. "Quem semeia vento colhe tempestade", disse o almirante Aranciba em entrevista ao jornal La Segunda.

Esta semana, em sua primeira entrevista desde que foi ordenada sua prisão Pinochet disse que estava tranqüilo. "Mas estou consciente de que meus opositores não vão descansar enquanto não me virem afundar".

Pinochet disse ao jornalista Patricio Góngora - do canal de televisão chileno Megavisión - que conta com o apoio de sua família para enfrentar a batalha judicial.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010131_pinochet.shtml

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget