sábado, 27 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

Roma Antiga - Google Earth

Acompanhe o vídeo a seguir. Veja detalhes de como utilizar o Google Earth para viajar nas Ruínas e reconstituições de Roma Antiga em 3D

A seguir o Vídeo dentro das ruínas.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Roma Antiga - Povos da Península Itálica

ITÁLIA ANTIGA
O nome de Itália foi aplicado sucessivamente a territórios da península, de sul a norte. Primitivamente, Itália designava apenas a extremidade meridional. No tempo de Sila estendeu-se o nome até Rubicon; César estendeu-o à Gália Cisalpina.
A primeira dominação mais importante na península foi a dos etruscos, como indica o encarte. A Sicília e o Sul foram ocupados pelas colônias gregas ditas Magna Grécia. Por sua vez, os cartagineses conquistaram a Sardenha e a Sicília Ocidental.
Ao estender os seus domínios, Roma criou, no III século A.C., numerosas colônias. Alba, Ariminum, Beneventum, Brundusium, Cremona, Aquiléia foram as fundações principais.
De Desafio da História

Ao centro da imagem veja o território italiano. Veja detalhes do relevo, atravessado por montanhas do sul ao norte, com extenso e recortado litoral.


Exibir mapa ampliado

Revolução Francesa

Revolução Inglesa

Era Napoleônica - Império

sábado, 20 de março de 2010

Era Napoleônica - A Batalha de Trafalgar

A Batalha de Trafalgar foi uma batalha naval que ocorreu entre a França e Espanha contra a Inglaterra, em 21 de outubro de 1805, na era napoleônica, ao largo do cabo de Trafalgar, na costa espanhola. A esquadra franco-espanhola era comandada pelo almirante Villeneuve, enquanto que a inglesa era comandada pelo almirante Nelson, para muitos o maior gênio em estratégia naval que já existiu.
Veja aqui como foi a estratégia inglesa que garantiu a vitória.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Guernica - Segunda Guerra Mundial

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Actualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Logo a seguir um animação em 3D reproduzindo detalhes das obra.


quarta-feira, 17 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

Mapas Conceituais

Caros Amigos,
segue o link para o artigo da Wikipédia sobre mapas conceituais. Vejam exemplos de como utiliza-los como ferramenta de estudo. Clique aqui
Abraço.
Ceciliano

quinta-feira, 11 de março de 2010

Grécia Antiga - Helenismo - apresentação

Grécia Antiga - Helenismo

Alexandre o Grande em síntese
Apesar de morrer aos 32 anos de idade, na cidade de Babilônia, no ano de 323 a.C., Alexandre III, rei da Macedônia, foi o maior conquistador da história ocidental. Em apenas onze anos de marchas e combates nos mais variados territórios, controlou uma extensão de terras equivalente ao tamanho da Europa Ocidental. O império dele ia dos Balcãs até a fronteira da Índia, do Mar Cáspio até o Mar Mediterrâneo. Nunca mais nenhum outro general, nem César nem mesmo Napoleão, que o imitaram, conseguiram repetir-lhe o feito.
Por Voltaire Schilling. Leia mais

domingo, 7 de março de 2010

Obras do PAS/ UnB - terceira etapa - Subprograma 2008-2010

Textos
1. Érico Veríssimo, Incidente em Antares.
2. Marx e Engels, O Manifesto Comunista. Veja o artigo da Wikipedia sobre o documento.
3. Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos - A Filosofia a Golpes de Martelo.
4. Nelson Rodrigues, O Vestido de Noiva.


Artes plásticas
Exposição Brasil 500 anos

Movimentos artísticos
Neodadaísmo, Happening, Pop Art, Performance, Arte Conceitual, Land Art, Body Art, Vídeo Art,

Artistas
1. Barbara Kruger,
2. Cindy Sherman,
3. Gilbert e George,
4. Robert Mapplethorpe,
5. Krzysztof Wodiczko;

Músicas
1. Appassionata, sonata de Beethoven.
2. Caça e Caçador, do grupo Angra.
3. Ionisation, de Varèse=target=new"
4. Jesus Christ Superstar, de Andrew Lloyd Webber
5. Os Planetas suíte Marte de Holst, ver o ostinato beligerante
6. Parabolicamará, de Gilberto Gil
7. Pega Ladrão,de Gabriel,o Pensador.
8. Podres Poderes, de Caetano Veloso
9.Que país é esse, da Legião Urbana
10. Rosas, do grupo Atitude Feminina
11. Tropicália, de Caetano Veloso

Obs: Essas obras são as mesmas utilizados na Terceira Etapa do Subprograma 2007, com a retirada das obras Saber Cuidar, de Leonardo Boff, e Crítica da Razão Tupiniquim, de Roberto Gomes.
Veja o texto com todos objetos e obras citadas, clique aqui.

terça-feira, 2 de março de 2010

Grécia Antiga - Esparta e a educação

A cidade-estado de Esparta, situada nas beiras do rio Eurotas, na região do Peloponeso, na Grécia, foi um dos fenômenos mais fascinantes da história em todos os tempos, tão fascinante que até seus vizinhos e rivais, os atenienses , dedicaram-lhe longos estudos sobre os usos, costumes e instituições lá vigentes. Aliás é graças a eles, aos filósofos, a historiadores e pedagogos atenienses: a Platão, a Xenofonte, a Aristóteles, a Isócrates e a Plutarco , que sabemos como os espartanos viveram.
texto de
Voltaire Schilling.
Leia tudo aqui

A Agogê, a educação espartana

Soldado espartano
Em seu próprio significado, a palavra que os espartanos aplicavam para a educação já dizia tudo: agogê ( agoge) , isto é, “adestramento”, “treinamento”. Viam-na como um recurso para a domesticação dos seus jovens. O objetivo maior dela era formar soldados educados no rigor para defender a coletividade. Assim sendo , temos que entendê-la como um serviço militar estendido à infância e à adolescência. Sabe-se que a criança até os sete anos de idade era mantida com a mãe, mas a partir dos 8 anos enviavam-na para participar de uma espécie de bando que era criado ao ar livre, um tanto que ao deus-dará, onde terminavam padecendo sob um regime de permanente escassez alimentar para que desenvolvessem a astúcia e o engenho para conseguir uma ração suplementar. Adestramento muito similar ao que hoje é feito entre os regimentos especiais de combate contra-insurgente ou dos batalhões da floresta.
Cena do Filme 300, recria elementos da iniciação do jovem soldado espartano.
Leia mais aqui