terça-feira, 16 de setembro de 2008

Prisão de Pinhochet em Londres

31 de janeiro, 2001 - Publicado às 20h15 GMT

Pinochet em prisão domiciliar
Manifestantes protestam contra prisão de Pinochet
Manifestantes protestam contra prisão de Pinochet

O general Augusto Pinochet recebeu oficialmente nesta quarta-feira a ordem de prisão domiciliar requerida pelo juiz Juan Guzmán, que investiga as acusações contra o ex-ditador.

Segundo informações, o general Pinochet teria recebido a ordem de prisão em sua residência de Los Boldos, nas proximidades de Santiago.

Na segunda-feira o juiz Juan Guzmán decidiu que o general Pinochet, de 85 anos, deveria ser mantido em prisão domiciliar para aguardar o julgamento. O general é acusado de responsabilidade na morte de 57 pessoas e seqüestro de outras 18.

Os advogados de Pinochet disseram que vão recorrer contra a ordem de prisão.

Instabilidade

Um grupo de simpatizantes de Pinochet se reuniu em frente à residência do general para protestar contra a decisão de julgá-lo.

O comandante da Marinha chilena, almirante Jorge Aranciba, alertou para um possível clima de instabilidade no país, caso a prisão de Pinochet seja levada adiante. "Quem semeia vento colhe tempestade", disse o almirante Aranciba em entrevista ao jornal La Segunda.

Esta semana, em sua primeira entrevista desde que foi ordenada sua prisão Pinochet disse que estava tranqüilo. "Mas estou consciente de que meus opositores não vão descansar enquanto não me virem afundar".

Pinochet disse ao jornalista Patricio Góngora - do canal de televisão chileno Megavisión - que conta com o apoio de sua família para enfrentar a batalha judicial.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2001/010131_pinochet.shtml

Pinochet - Pronunciamiento militar 1973, bandos militares

Detalhes da Queda de Allende e da Ditadura de Pinochet

A queda de Allende - em espanhol

Cartazes do Governo Popular

Último discurso de Allende

Veja o vídeo de acompanhe a tradução para o português no link a seguir:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15227

11th September - 09/11/2001 (11'09''01) - Ken Loach

Allende, a morte de um homem

Allende, a morte de um homem

Até o ano de 1973, a república chilena era uma exceção na história política latino-americana. Ela não participara da triste crônica dos golpes militares da América Latina. Um regime civilista estável e forte, garantido pela constituição democrática de 1922, dominava os poderes tradicionais, fazendo com que as Forças Armadas chilenas, ao contrário dos seus vizinhos argentinos, se mantivessem numa tradição de respeito às instituições do estado. O Chile, junto com o Uruguai, formavam um dos regimes políticos mais estáveis do Continente. Então, a partir do dia 11 de setembro de 1973, tudo mudou. A derrubada do presidente Salvador Allende, obra de um violentíssimo golpe militar, conduziu o Chile a padecer por 17 anos sob uma ditadura – uma das mais cruéis e impiedosas da história latino-americana.
Leia mais aqui

Saudação

Caros Amigos,
Este espaço está em complemento as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cabe ressaltar que este é um espaço pedagógico voltado exclusivamente para temas educacionais envolvendo a disciplina de história no Colégio JK. Mas também, serve para a troca de idéias como qualquer outro blog.
Um abraço.
Ceciliano Claro
cecilianoclaro@colegiojk.com